Infraestrutura da Escola Normas e Regulamentos Fale Conosco Fotos Notícias da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Tutoriais ACCCs - Ativ. C.C. em Contraturno

Quantidade de Páginas visitadas

Alunos Participaram da etapa Estadual da IV CNJMA.



Alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão Participaram da etapa Estadual da IV CNJMA.

O Aluno Mateus Emanuel de Matos foi escolhido delegado para participar da Conferencia Nacional Infanto Juvenil pelo Meio ambiente em Brasilia-DF no período de 23 a 28 de novembro de 2013.



Os alunos Mateus Emanuel de Matos e Hidder Junior do 9º ano D, período da tarde, participaram IV Conferencia Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, nos dia 15,16 e 17 de outubro na cidade de Curitiba.



A conferencia Nacional Infanto Juvenil pelo Meio ambiente é um instrumento de discussão, de fortalecimento, de promoção de ideias e ações ambientais nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.



Este ano, o tema da IV Conferencia Nacional Infanto Juvenil pelo Meio ambiente tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, inserindo de forma clara no contexto escolar a problemática da sustentabilidade, que deve estar presente no espaço físico escolar, no currículo e na gestão escolar.



Além da sustentabilidade do espaço escolar, a conferência tem ainda como objetivo promover a reflexão das mudanças ambientais globais por meio da análise dos quatro elementos (Terra, Fogo, água e ar).



De acordo com o professor de geografia Professor André Aparecido Alflen (orientador do Projeto) a conferência na fase escolar e regional contribuiu para uma reflexão sobre os problemas ambientais da comunidade local, bem como sobre as nossas atitudes em relação ao meio ambiente, que devem ser revistas e transformadas visando uma atitude mais saudável com a natureza e o nosso espaço.



Os alunos Mateus Emanuel de Matos e Hidder Junior representando o Colégio Estadual de Campo Mourão apresentaram o Projeto “Água: Uso Consciente para Um Futuro Sustentável”, que tem como principal objetivo a Captação das Águas da Chuva da quadra de esportes do Colégio Estadual de Campo Mourão para a Irrigação Horta Escolar, que atualmente é realizada com água tratada da Sanepar, o que demanda um alto custo para o Estado. Além da irrigação, o projeto tem como objetivo estimular o uso consciente da água pela comunidade escolar, podendo ser um exemplo de engenharia verde e um exemplo pedagógico para os alunos e até para outras escolas.



De acordo com o professor Orientador o projeto é viável do ponto de vista econômico e ecológico, porque economiza água que é um recurso natural cada vez mais escasso e recursos financeiros do Estado.



Embora na Fase Estadual, o projeto não tenha se classificado, o aluno Mateus Emanuel de Matos, devido ao seu desempenho na apresentação do projeto foi escolhido como delegado para participar da fase nacional da Conferencia Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente que será realizada em Brasília- DF, no período de 23 a 28/11/2013.



A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas e outras atividades culturais.














Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito