Infraestrutura da Escola Normas e Regulamentos Fale Conosco Fotos Notícias da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Tutoriais ACCCs - Ativ. C.C. em Contraturno

Quantidade de Páginas visitadas

O município de Campo Mourão está localizado na Região Centro - Oeste do Paraná e foi emancipado politicamente no dia 10 de outubro de 1947.

Na medida em que a cidade desenvolveu-se, as necessidades foram surgindo e com esta o idealismo da criação de um ginásio.Isto aconteceu no inverno de 1955, no dia 29 de julho, através do sonho de um jovem: Prof. Ephigênio José Carneiro. Para um primeiro encontro, formou-se uma comissão que reuniu-se na residência do Dr. Armando Queiroz para discussão em prol da construção do Ginásio de Campo Mourão.

Os elementos da Comissão: Odilon Jofre Tayer, Alphonso Germano Hruschka, Bonifácio Pais Carneiro e Teodoro Metchico, com o apoio do então prefeito Dr. Daniel Portela e Roberto Brezinski e no  dia 1º de agosto a fundação do Ginásio de Campo Mourão tornou-se realidade.

Para o grande sonho tornar-se concreto houve a mobilização da população com a coleta de contribuições espontâneas, angariação de fundos e também de materiais de construção, conseguindo o total de 50 dúzias de madeira e 100.000 cruzeiros. A comissão encarregada outorgou ao Sr. Teodoro Metcheco a realização da planta do prédio do colégio. Em 1956 foi proferido um discurso de esclarecimento  à população mourãoense sobre a organização e funcionamento do ginásio pelo Prof. Ephigênio. A autorização para o funcionamento do novo estabelecimento de ensino se deu pela Portaria n.º 518 de 22/02/1956 pelo Ministério da Educação e Cultura. Trecho do Discurso da Comissão:

“Agora estamos empenhados na concretização de um dos melhores  ideais para a vida do povo desta região, na instalação e funcionamento do Ginásio de Campo Mourão. Motivos de ordens várias impossibilitaram que um estabelecimento de ensino desse grau fosse até agora aberto à juventude desta terra.” (Nelson Bittencourt Prado – Pela Comissão Organizadora do  G.C.M. In: Jornal Nordeste, n.º de 28/08/1955).  A estadualização deste estabelecimento foi oficializada pelo Decreto  Lei n.º 27.663 de 26/01/1960 com a denominação de Ginásio Estadual de  Campo Mourão, no governo interino de Gustaçaro Borba Carneiro.

Após a implantação do 2º ciclo, pelo Decreto Lei 19.886 de 04/11/1965 o Colégio passou a denominar-se Colégio Estadual de Campo Mourão. Deixou e funcionar no prédio particular e passou para o prédio público, em 1968, no qual está instalado até hoje, inaugurado oficialmente em 10/10/68 pelo Governador Paulo Pimentel.

Em 23/12/1975 pelo Decreto 1377/75 houve a junção do Colégio Estadual de Campo Mourão, do Colégio Comercial de Campo Mourão e Escola Normal  Prof. João D’ Oliveira Gomes, Colégio Estadual Marechal Rondon, Colégio Estadual Dom Bosco, Colégio Cristo Rei e outros colégios menores, transformando-se em um único estabelecimento, formando o Complexo  Escolar Dr. Horácio Amaral de 1º e 2º graus. 

O Complexo Escolar Horácio Amaral tinha uma subdivisão em três núcleos, cada núcleo tinha o maior estabelecimento como referência.

O Colégio Estadual de Campo Mourão era o maior em número de aluno do Núcleo Regional, juntou-se com o Colégio Comercial de Campo Mourão e a Escola Normal João D’ Oliveira Gomes, como os dois primeiros não tinham um patrono e havia esta exigência, passou a denominar-se  Colégio Estadual Prof. João D’ Oliveira Gomes.

Pela resolução 2866/82 fica reconhecido o Curso de 1º Grau Regular e autorizado o funcionamento do 2º Grau Regular com as Habilitações Plenas: Contabilidade, Secretariado, Magistério, Corretor de Imóveis e a Habilitação Parcial de Patologia Clínica.

Em 1983 pelo Parecer 004/83 é autorizado o Curso de Aperfeiçoamento de Professores em Alfabetização. Ainda em 1983 é oficializada a denominação Colégio Estadual Prof. João D’ Oliveira Gomes Ensino de 1º e 2 º Graus, pela  Resolução 1818 de 25/05 /83. O nome do colégio foi atribuído pela primeira diretora da Escola Normal, Sra. Dulce Gomes Dellatre em homenagem ao seu pai, professor João D’ Oliveira Gomes, professor e advogado em Ponta Grossa e Vice-diretor do Colégio Secundário em Curitiba, falecido em 1º de março de 1953 aos 57 anos de idade. Em 1984 fica autorizado o funcionamento do Curso de 2º Grau Regular e Propedêutico pelo prazo de dois anos, pela Resolução 2405 de 03/05/84. Em 1985 o curso foi reconhecido pela Resolução 908/85 de 01/03/85.

Em 1988 é autorizado o funcionamento das Quatro Primeiras Séries do  1º Grau pela Resolução 784/88 de 28/03/88.

Em 1989 pela Resolução 578 de 02/03/89 é autorizado o funcionamento do Centro de Atendimento Especial D.V. Em 1990 foi autorizado o funcionamento da Classe Especial – D.M.

Com as novas Políticas Educacionais, adequação à nova LDB, o colégio deixou de oferecer os cursos profissionalizantes a nível médio, todos cessaram o funcionamento com a adesão do Colégio ao Programa Ensino Médio - PROEM.  A Classe de D.V. foi transferida para competência do município. A oferta das Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental, cessou gradativamente desde  2001 e já não mais ofertada. No ano de dois mil e dois retomou –se a  profissionalização  com o funcionamento do curso Técnico em Informática, aprovado  pelo Ato n.º 2670 / 02  – D.O.E em 06 / 09 / 2002 e iniciando em dois mil e cinco o curso de Técnico em  Administração,  nas modalidades: integrado para alunos vindos da oitava serie a partir da Res. 88405 parecer 0060/2005, subsequente para  os que já  concluíram  o ensino médio Res. 624/2006 parecer 0048/2006 e Curso Formação de Docentes (antigo Magistério) res.4229/2006, o qual, logo é modificado para Curso Nomal com parecer 268/2007. 
No ano de 2005, quando se comemorou o Cinqüentenário do Colégio, foram  desenvolvidas várias atividades das quais destacamos: mudança de uniforme escolar , a escolha do Hino do Colégio escrito pelo Professor Celso Alves, ambos realizados por meio de concurso aberto a toda comunidade tanto nas sugestões quanto nas votações, homenagem aos antigos Diretores e a pedido de toda comunidade, iniciou-se o processo de alteração do nome do Colégio para resgatar a primeira denominação dessa instituição, pelo qual é conhecido até hoje em toda região : Colégio Estadual de Campo Mourão

Em 2007 por meio da resolução 268/07 o colégio passa a denominar-se Colégio Estadual de Campo Mourão-EFMPN efetivando-se o pedido de alteração realizado pela comunidade.

O Estabelecimento oferta ainda Sala de Recursos para alunos com necessidades especiais, e Salas de Apoio para os alunos de quinta série que apresentam dificuldades de aprendizagem, em sistema rotativo de alunos, em dois períodos, e ainda turmas de CELEM - Língua Espanhola, nos 3 períodos. 

Durante os períodos matutino, vespertino e noturno, temos matriculados e freqüentando 2.106 alunos nas diferentes modalidades de ensino, 134 professores em sua maioria pós graduados, 05 professores pedagogos atuantes na função, 29 funcionários entre Secretaria e Serviços Gerais, 01 Diretor Auxiliar e 01 Diretor Geral.

Com essa quantidade grande de turmas e de professores, alguns com aulas em outros estabelecimentos, fica difícil organizar a hora/atividade de maneira coletiva ou por disciplina. As mesmas são realizadas individualmente e no mesmo período das aulas, conforme determina a SEED.

Tendo sido a escola construída há mais de quarenta anos, necessário foi, promover várias adequações no espaço físico redistribuindo as salas, para atender as mudanças que se fizeram em função do aumento e da diversificação da clientela, bem como a construção de mais um bloco com oito salas de aula. 

HINO DO COLÉGIO

Autor: Professor Celso Alves

Nasceu no desejo do mestre
Na harmonia idealista de um povo
A escola dos nossos sonhos
Riqueza dos nossos filhos.

Estribilho
Colégio Estadual
Colégio Estadual
És estrela que nos guia
Que ilumina o caminho ideal

Educar com amor é nosso lema
Formar seres humanos felizes
Guerreiros na luta pelo saber

Na cultura, esporte e ciência
Construímos nossa história no tempo
Com sabedoria e emoção
Em nossos corações.

CLIQUE AQUI PARA VER E OUVIR O HINO DO COLÉGIO

Topo















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito