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PROJETO CULTURA AFRO

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela

PLANO DE AÇÃO


OBJETIVOS
• Refletir sobre a realidade brasileira frente a uma história de discriminação e conhecer um pouco da cultura das populações Africanas e Afro-brasileiras;
• Proporcionar encontros de planejamento, seminários e espaços de discussão dessa temática, considerando as leis vigentes, integrando-as ao PPP, Regimento Escolar e PTD;
• Mobilizar a comunidade escolar para que as ações estabelecidas pela Equipe Multidisciplinar sejam efetivamente desenvolvidas;
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JUSTIFICATIVA

A Lei nº. 10.639 de 2003 e posteriormente a Lei nº. 11.645/08 tornou obrigatório a inserção dos conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos Escolares e reforçou nas escolas a discussão sobre o papel e a posição do negro em nossa sociedade.
As ações constantes do presente plano, orientadas pelas leis vigentes, possibilitarão a reflexão, a conscientização e a descontrução de idéias cujo resultado, pretende-se, provocará uma mudança de comportamento de modo a reverter, de maneira positiva, na leitura de quaisquer questões referentes a esses povos, começando pelo fato de repensarmos as relações etnicorraciais, os direitos e a posição ocupada pelos negros e indígenas na sociedade.
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PROPOSTAS /AÇÕES

• Reunião dos integrantes da Equipe para discussão do trabalho a ser realizado e elaboração de cronograma das datas dos encontros e das ações.
• Estudo das Leis e materiais orientadores do trabalho da Equipe
• Análise do PPP e do Regimento Escolar para verificar se a temática está contemplada;
• Convite de um componente da APP Sindicato para realizar palestra para os professores
• Encontro para organizar a forma de inserção das temáticas em diferentes disciplinas;
• Divulgação da importância e dos objetivos da Equipe Multidisciplinar e do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena;
• Disponibilizar os materiais já recebidos pela escola, de forma a constituir um acervo bibliográfico a ser utilizado por todos os profissionais da educação;
• Organização de Eventos Culturais no espaço escolar: filmes, palestras, contação de história, danças. (Amostra Cultural/Semana Cultural)
• Elaboração e postagem do Relatório das atividades desenvolvidas de acordo com a Lei 11. 645/08
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CRONOGRAMA

As atividades listadas serão trabalhadas no decorrer do ano letivo de forma interligada e constante.

1º Bimestre

• Reunião dos integrantes da Equipe para discussão do trabalho a ser realizado e elaboração de cronograma das datas dos encontros e das ações. (15/04)
• Estudo das Leis e materiais orientadores do trabalho da Equipe (30/04)
• Análise do PPP e do Regimento Escolar para verificar se a temática está contemplada; (30/04).
• Realizar trabalhos com os professores e alunos referentes ao dia 13/maio, dia nacional de luta contra o racismo.

2º Bimestre

• Encontro para organizar a forma de inserção das temáticas em diferentes disciplinas. (14/05)
• Divulgação da importância e dos objetivos da Equipe Multidisciplinar e do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena;
• Disponibilizar os materiais já recebidos pela escola, de forma a constituir um acervo bibliográfico a ser utilizado por todos os profissionais da educação;
• Convidar um componente da APP Sindicato para realizar palestra para os professores. (28/05)

3º Bimestre

• Organização de Eventos Culturais no espaço escolar: filmes, palestras, contação de história, danças. (Amostra Cultural, agosto) 

4º Bimestre

• Organização de Eventos Culturais no espaço escolar: filmes, contação de história, danças. (18/novembro)
• Palestra com um componente da APP Sindicato sobre as cotas.
• Elaboração e postagem do Relatório das atividades desenvolvidas de acordo com a Lei 11. 645/08 
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Cadernos Temáticos: inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares / Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. – Curitiba: SEED – Pr. 2005. 
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EQUIPE MULTIDISCIPLINAR 2011

Pedagoga: Erenice Zambrana de Macedo
Agente Educacional: Maria Benedita de Souza
Instâncias Colegiadas: Ellen Bueno Galesso
Professores da área Humana: André Aparecido Alflen - História
Cleuza da Rocha da Silva - Historia
Eliana Ferreira Geraldo - Arte
Edson José Lasta – Geografia/Direção
Professores da área exata: Edson Marcos da Silva - Matemática
Sara Batista – Matemática/Diretora Auxiliar
Rosineide de Jesus Oliveira - Matemática
Professora da área Biológica: Ana Paula Lopes Justino - Biologia
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